A Família Sá Leitão de Açu-RN é originária da descendência de Joaquim Saboia de Sá Leitão (N. Aracati-CE 1844, F. Açu-RN 1910). Chega a Açu em 1865, deixando uma linhagem de 13 filhos em dois casamentos.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PADRE SÁ LEITÃO

Padre Sá Leitão
Irmão de Joaquim de Sá Leitão

Antônio Sabóia de Sá Leitão nasceu em 21 de setembro de 1842, no Aracati. Formado na Faculdade de Direito do Recife, em 1866, advogou no Aracati, foi Promotor de Justiça, em Icó e Itapipoca, no Ceará e em Açu, no Rio Grande do Norte. Promovido a Juiz de Direito de Jerumenha, no Piauí, esteve onze anos no exercício da função, quando foi transferido para a Comarca de sua terra natal e depois para a de Icó. As reformas da magistratura, no início da República, acabaram por aposentá-lo, após algum tempo de disponibilidade. Um paradigma de católico às diretas fundou a primeira Sociedade Vicentina do Ceará, recebendo ordens sacerdotais em 3 de janeiro de 1904, após 38 anos de atividades forenses como advogado e magistrado. Cinco anos depois, um de seus filhos também se fazia sacerdote - Frei José Maria de Sá Leitão. O Padre Dr. Antônio Sabóia de Sá Leitão, ordenado aos 62 anos, exerceu ainda 13 anos de vida sacerdotal. Faleceu, em Recife, a 4 de julho de 1917.
Fonte: Revista editada pelo Banco do Nordeste do Brasil-BNB em 1982. Pesquisa de dados e texto de Nícolas Almeida.

Sua passagem por Açu: “como advogado, indo ao Açu tratar de uma questão de seus irmãos, comerciantes no Recife, vagou a esse tempo a promotoria local. Achando conveniente o emprego, solicitou-o ao presidente (do Rio Grande do Norte), que fora seu mestre na faculdade, e o nomeou, de fato em 1875, só entrando em exercício a 2 de outubro. Serviu nessa promotoria até março de 1877.” (VICTOR, 1942)

Nenhum comentário:

Postar um comentário