A Família Sá Leitão de Açu-RN é originária da descendência de Joaquim Saboia de Sá Leitão (N. Aracati-CE 1844, F. Açu-RN 1910). Chega a Açu em 1865, deixando uma linhagem de 13 filhos em dois casamentos.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Bisavós maternos de Joaquim

Joseph Balthasar Augeri
e Jacintha Maria D'Assunção Leite
Bisavós maternos de Joaquim Saboia de Sá Leitão

O patronímico Sabóia, indubitavelmente, pertence a uma das mais antigas famílias de origem italiana das que se radicaram no Brasil. Os autores do “Dicionário das Famílias Brasileiras”, Antônio Henrique Cunha Bueno e Carlos de Almeida Barata, confirmam essa assertiva, ao afirmarem tratar-se de “Antiga e muito importante família de origem italiana estabelecida no Ceará, com ramificações por quase todos os demais estados brasileiros”.

Não se sabe as razões que levaram Joseph Baltazar Augery, nascido provavelmente em 1735, no Piemonte, Itália, médico, filho de Gabriel Augery (Augeri) e de Maria Magdalena Bocardi ou (Bocardo), natural da Sardenha, a vir para o Nordeste do Brasil, estabelecendo-se na aprazível Vila de Aracati, situada na Região Jaguaribana, justamente onde o Rio Jaguaribe o maior e mais importante do Ceará, chega ao seu término, despejando as suas águas no Oceano Atlântico. Em Aracati, adquiriu uma fazenda, na qual passou a criar e plantar, que ficou conhecida pela denominação de "Saco do Médico".


Igreja Matriz de Aracati eternizada em aquarela durante a expedição científica que visitou o Ceará entre 1859 e 1861, em busca de riquezas minerais. Os desenhos são de José dos Reis Carvalho, membro da expedição.


Os linhagistas acima referidos dizem desconhecer o motivo que fez com que Joseph Baltazar Augery ou Augeri, como é mais conhecido este sobrenome na cidade de Sobral, como se verá, acrescentasse ao seu nome de família, o de Sabóia. Creio que se deveu ao fato de ter nascido no Piemonte, região onde surgiu a Casa Real da Itália, ou seja, Savóia, dando-se como costuma acontecer na nossa língua, o sincretismo, isto é, a troca do v para o b.

Casou-se a 24.11.1760, na Capela de Sant’Ana, filial da Matriz de Russas (CE), com Jacinta Barbosa Leite nascida em 1740, igualmente em Russas, filha do Tenente-Coronel Cláudio de Souza Brito, natural da Bahia, e de Francisca Nunes, cearense, natural de Russas, outrora São Bernardo das Russas, de cujo matrimônio houve uma numerosa e ilustre descendência, parte da qual passou a residir na heráldica cidade de Sobral.

Fonte: arnauddeholanda.blogspot.com.br/2010/01/familia-saboia-descendentes-de-gabriel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário