A Família Sá Leitão de Açu-RN é originária da descendência de Joaquim Saboia de Sá Leitão (N. Aracati-CE 1844, F. Açu-RN 1910). Chega a Açu em 1865, deixando uma linhagem de 13 filhos em dois casamentos.

domingo, 3 de outubro de 2010

NOMENCLARUTA ADOTADA PARA GERAÇÕES

GERAÇÕES

AVÔ - Do latim hipotético aviolu-, diminutivo de avus, «avô» (o femino era aviola) avolu-, avolo (avola doc. em 1024; avolo, doc. em 1132) avoo (doc. no séc. XIII), e avô (no séc. XVI) (José Pedro Machado, Dicionário Etimológico, I, 359).
Este têrmo, segundo Faria, vem do latim avitos, antigo. Tinha por significado o antepassado. Ficou restrito ao pai do pai ou da mãe; ascendentes, progenitores, por linha direta; antepassado; o chefe de uma raça [Joaquim José Caetano Pereira de Souza - 1825].

BISAVÔ - De bis- + -avô. Vocábulo documentado, na língua portuguesa, em 1375. Notar, porém, a forma alatinada em documento redigido entre 1128-1139: «bisavus» (José Pedro Machado, Dicionário Etimológico, I, 433).
Ascendente da pessoa em terceiro grau. O parentesco, que prende o bisneto ao bisavô, diz-se em linha reta ascendente, e é observada dos filhos para os genitores (pais), ou seja, remontando-se da geração atual às anteriores: filho, pai, avô, bisavô, trisavô, tetratvô.
Ao contrário se diz descendente, partindo da geração mais remota às mais próximas: tetravô, trisavô, bisavô, avô, pai, filho [De Plácido e Silva - Vocabulário Jurídico, I, p.325]. Pai do avô ou da avó, com relação ao neto.

TRISAVÔ – De tris (três, e avô, entende-se o terceiro avô, ou o avô que ocupa o terceiro lugar na ordem ascendente: avô, bisavô, trisavô. O trisavô assim corresponde ao pai do bisavô, ou da bisavó, e ao bisavô do avô, ou da avó.
Vulgarmente, atribui-se ao trisavô (terceiro avô), a denominação de tataravô. Mas, em realidade, tataravô é o quarto dos avós, nesta ordem: avô, bisavô, trisavô, tataravô [De Plácido e Silva - Vocabulário Jurídico, IV, p.424]

TETRAVÔ - O mesmo que tataravô (ver), isto é, nome igualmente atribuído ao pai do trisavô [De Plácido e Silva - Vocabulário Jurídico, IV, p.372].

TATARAVÔ - Composto do grego tetra, prefixo que significa quatro, e avô, é a expressão indicativa do quarto avô, ou o pai do trisavô. Refere-se ao avô, que, mostrando a ordem familiar ascendente, está colocado em quarto lugar, ligando-se ao tataraneto por um patentesco consanguíneo de quinto grau. É denominado, também, tetravô.

A partir do tararavô é esta a ordem descendente: trisavô, bisavô, avô, que em relação aos netos, estão em quarto, terceiro e segundo grau de parentesco consanguíneo, respectivamente

Vulgarmente, atribui-se ao trisavô (terceiro avô), a denominação de tataravô. Mas, em realidade, tataravô é o quarto dos avós [De Plácido e Silva - Vocabulário Jurídico, IV, p.323].


Quanto a ordem ascendente, a prtir de tataravô ou tetravô, é comum abandonar os nomes especiais, como bis-avô, tris-avô e tetra-avô, que usam prefixos gregos correspondente à numeração, para utilizar-se de numerais procedido do vocábulo avô. Assim:


Bisavô bis (dois) – segundo avô
Trisavô tri (três) - terceiro avô
Tetravô ou Tataravô tetra (quatro) – quarto avô
Quinto avô No lugar de pentavô
Sexto avô No lugar de hexavô
Sétimo avô No lugar de heptavô
Oitavo avô No lugar de octavô
Nono avô No lugar de nonavô
Décimo avô No lugar de decavô
Etc. Etc.


PENTAVÔ - Composto do grego pénte, prefixo que significa cinco, e avô, é a expressão indicativa do quinto avô, ou o pai do tataravô. Refere-se ao avô, que, mostrando a ordem familiar ascendente, está colocado em quinto lugar, ligando-se ao pentaneto por um patentesco consanguíneo de sexto grau.

A partir do pentavô é esta a ordem descendente: tararavô, trisavô, bisavô, avô, que em relação aos netos, estão em quinto, quarto, terceiro e segundo grau de parentesco consanguíneo, respectivamente.

Nos trabalhos genealógicos, é mais comum abandonar estas denomiações especiais, que usam prefixos gregos correspondente à numeração, para utilizar-se de numerais procedido do vocábulo avô. Assim:

Quinto avô por pentavô.

CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA BARATA, Rio de Janeiro 15.10.2001

Fonte: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=11066

Nenhum comentário:

Postar um comentário