A Família Sá Leitão de Açu-RN é originária da descendência de Joaquim Saboia de Sá Leitão (N. Aracati-CE 1844, F. Açu-RN 1910). Chega a Açu em 1865, deixando uma linhagem de 13 filhos em dois casamentos.

sábado, 4 de dezembro de 2010

CORREÇÃO NOS DADOS HISTÓRICOS DE JOAQUIM DE SÁ LEITÃO

JOAQUIM DE SÁ LEITÃO
(21.03.1844 - 22.11.1910)
PATRIARCA DA FAMÍLIA SÁ LEITÃO DE AÇU-RN

Joaquim de Sá Leitão nasceu na cidade de Aracati, no dia 21 de março de 1844, na época a cidade mais próspera do Ceará. Foi o oitavo filho do casamento de José de Sá Leitão e Carlota Maria de Saboia. Seu pai, natural de Pernambuco, de família oriunda de Iguaraçu e falecendo em Aracati como administrador das rendas gerais, em 21 de julho de 1879. Sua mãe, de tradicional família cearense, nasceu em Aracati e faleceu, na mesma cidade, quando Joaquim tinha 5 anos, em 1849. (VICTOR)

Em 1862, com 18 anos, Joaquim de Sá Leitão vai para Recife onde passa a trabalhar com seu irmão José de Sá Leitão Júnior, atuando no ramo de comércio como caixeiro viajante. Logo depois torna-se sócio do irmão. No ano de 1865, com a extinção da sociedade, ficou residindo em Açu, onde veio a negócio. (STUDART)

Na terra dos verdes carnaubais, fixou-se como comerciante, onde conheceu e veio a casar com Anna de Araújo Furtado, em 1876. Do casamento nasceram cinco filhos: Antônio Saboia de Sá Leitão, Luiz Correia de Sá Leitão (Lula), Clara Carlota de Sá Leitão (Caim), Carlota Clara de Sá Leitão Wanderley e João de Sá Leitão (Giovani). Com o falecimento de Anna Furtado, em 1894, Joaquim uniu-se em um segundo casamento com Maria Sinhorinha Caldas de Sá Leitão (falecida em 1968) tendo mais oito filhos: Maria Carmelita de Sá Leitão, Joaquim de Sá Leitão Filho (Aleluia), José de Sá Leitão, Maria Augusta de Sá Leitão Simonetti, Antônio de Sá Leitão, Aldemar de Sá Leitão, Maria Natália de Sá Leitão e Adauto de Sá Leitão. Tornando-se assim, o patriarca da família Sá Leitão de Açu-RN.

Joaquim também foi um grande incentivador da nossa cultura, trouxe o drama pastoril “Lapinha”, apresentado pela primeira vez em 1898, sendo palco para encenação a sala da sua residência, permanecendo até hoje na lembrança do povo açuense. (EUGÊNIA)

Joaquim de Sá Leitão faleceu em Açu no dia 22 de novembro de 1910

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Joaquim de Sá Leitão ficou órfão de mãe aos 5 anos, em 1849.

A data 1861, foi do segundo casamento de José de Sá Leitão (pai de Joaquim) com Ana Vicencia Sabóia (irmã da mãe de Joaquim). Deste casamento não ficou descendência.


Fonte: VICTOR, Hugo. SACERDOTE DA LEI E DO ALTAR, 1942. Ed. Urânia, Fortaleza-CE. P. 37.


Nenhum comentário:

Postar um comentário